
DUNAS
As Dunas são ecossistemas constituídos por grãos de areia muito finas que se desenvolvem principalmente pela ação dos ventos, tem uma face ligeiramente inclinada para o vento. O rosto de uma duna ativa é chamado de face deslizante.
O ângulo da inclinação de onde sopra o vento de uma duna varia com a velocidade do vento e o tamanho do grão, mas é sempre muito menor do que o da face de deslizamento. Essa assimetria de forma fornece um meio de dizer a direção do vento que moldou a duna.
ONE DUNE PSICO EDUCATION
Pensando no direcionamento e na moldagem de uma trajetória estudantil significativa e transformadora a One Dune Psico Education, buscou se apropriar das ciências da Psicopedagogia, Neuropesicopedagogia e a Psicomotrocidade para desenvolver um trabalho de atendimento especializado, procurando um trabalho multidisciplinar objetivando os avanços no processo cognitivo amplo da aprendizagem.
Atendimentos
Dificuldades na Aprendizagem:
-
Distúrbios de memória;
-
Falta de atenção aos conteúdos escolares;
-
Dificuldades em raciocínio lógico, matemática, leitura e escrita;
-
Falta de motivação;
Investigações:
-
TDAH em criança e adulto;
-
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD);
-
Dislexia;
-
Disgrafia;
-
Avaliação das funções psicomotoras
ENTRE EM CONTATO

ASPECTOS A SEREM ANALISADOS
-
Suspeita de TDAH, TOD, dislexia ou TEA
-
Alterações na organização do circuito gráfico (escrita/coloração);
-
Representação gráfica inadequada (do corpo ou outros tipos de desenhos);
-
Desorientação direita-esquerda;
-
Atraso na definição da mão dominante para escrever;
-
Falta de horizontalidade no uso da linha;
-
Inversões e substituições sistemáticas de letras e números na escrita e na leitura;
-
Alteração da organização sequencial de números e letras;
-
Desorganização espacial na localização e realização de operações matemáticas;
-
Dificuldade em resolver problemas aritméticos;
-
Problemas de texto abrangentes que dificultam a organização da informação a ser produzida na forma oral-escrita;
-
Dificuldade em usar ou fazer diagramas ou mapas;
-
Problemas para resumir, comparar ou avaliar;
-
Dificuldade em interpretar as partes e características de um desenho ou projeto;
-
Alteração na compreensão das regras do jogo
-
Dificuldade em lembrar detalhes em uma sequência ou história gráfica ou verbal
O QUE É PSICOPEDAGOGIA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
A psicopedagogia é uma disciplina científica que visa analisar os comportamentos humanos relacionados à educação, aprendizagem e orientações vocacionais.
O principal objetivo da psicopedagogia é criar diferentes ferramentas ou processos para facilitar o processo de aprendizagem. A psicopedagogia, segundo a Real Academia Espanhola, é o ramo da psicanálise que analisa os fenômenos psicológicos para formular de forma mais adequada os métodos do cruzamento entre a pedagogia e psicanálise, resultando na análise de provas operatórias, relatórios e entrevistas e o direcionamento para intervenções específicas. Dizemos que um tratamento psicopedagógico é a abertura para um processo multidisciplinar que de acordo com cada análise essa construção vai sendo definida.
IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA
A psicopedagogia é a disciplina responsável por abordar o comportamento das pessoas, bem como tratar os fenômenos de déficit da aprendizagem O principal objetivo da psicopedagogia é melhorar o sistema educacional, proporcionando ajustes nos métodos didáticos e pedagógicos que intervêm no processo cognitivo, afetivo, emocional, sócio cultural, intelectual, abrindo um leque de oportunidades para o desenvolvimento adaptativo e global, da criança, adolescente ou adulto.
Foi em meados do século XX que a psicopedagogia se desenvolveu como disciplina científica, com uma abordagem interdisciplinar combinando conhecimentos de educação e saúde mental. Através de seus métodos, estuda-se o potencial cognitivo e social da pessoa para melhorar o desenvolvimento de suas atividades.
A psicopedagogia está intimamente ligada a outras disciplinas e, além disso, é um campo de importante influência em temas como: educação especial, política educacional, terapias educacionais, desenho curricular, entre outros.
Esta disciplina alcança notáveis avanços em todas as idades. Seu trabalho vai além de resolver problemas de aprendizagem, também permite o desenvolvimento de métodos e ferramentas que ajudam as pessoas a aprimorar suas habilidades.
O profissional especializado em psicopedagogia é conhecido como psicopedagogo e tem em suas mãos a complexa tarefa de instruir e estimular os alunos no processo de aprendizagem, bem como identificar problemas e diagnosticá-los, a fim de desenvolver um plano de estudo personalizado para superar e alcançar satisfatoriamente objetivos educacionais.
FUNÇÕES DO PSICOPEDAGOGO
-
Capacitar e reabilitar crianças, jovens ou adultos, com dificuldades de aprendizagem, através da entrega de conhecimento de uma forma marcante para motivar a sua aprendizagem e ensinar-lhes métodos de estudo especializados que facilitam a sua compreensão;
-
Identificar as dificuldades de aprendizagem por diversos fatores, tais como; produto da imaturidade cognitiva, falta de motivação para aprender, problemas familiares e/ou sociais (fatores internos/externos);
-
Procurar prevenir dificuldades de aprendizagem decorrentes do desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais;
-
Encontrar, ao diagnosticar o problema, um tratamento indicado, se necessário também pode encaminhar para outros profissionais; como psicólogos, psiquiatras e neurologistas, neuropediatra, fonoaudiólogo ou um fisioterapeuta, dependendo da situação e da gravidade;
-
Considerar a posição crítica de si mesmo. Avaliar e intervir psicopedagogicamente;
-
Identificar as possibilidades de aprendizagem da criança;
-
Orientar professores e famílias;
-
Fornecer aos professores recursos e habilidades que lhes permitam responder às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem;
-
Promover o vínculo entre a instituição e a família.
NEUROPSICOPEDAGOGIA
A neuropsicopedagogia é a especialidade para a qual convergem várias ciências, como a neurologia, a pedagogia, a psicologia e a educação. Avalia, diagnostica e oferece tratamento especializado para problemas de linguagem, aprendizagem, comportamento e desempenho escolar.
Baseado na neuroeducação, onde o desenvolvimento do cérebro converge com estudos baseados em contribuir para o desenvolvimento de uma melhor aprendizagem. Como o aprendizado ocorre no cérebro, qualquer processo de aprendizado é acompanhado por uma mudança nos circuitos cerebrais.
A neuroeducação é o estudo das relações neurológicas e da aprendizagem que promove uma melhor integração entre as ciências da educação e o setor das neurociências ligadas à cognição, aproveitando o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro para ensinar e aprender melhor.
Trabalho-exercício interdisciplinar sobre o processamento da informação e a modularidade da mente ao nível da Neurociência Cognitiva, Psicologia, Pedagogia e Educação, realizado por profissionais com formação multidisciplinar e para fins Pedagógicos. O profissional de 'neuropsicopedagogia' deve ter amplo conhecimento dos diferentes modelos, teorias e métodos de avaliação, planejamento, desenho curricular dos diferentes níveis educacionais, didático-pedagógicos e de profissionalização docente. Assim, o Neuropsicopedagogo é um profissional que deve possuir amplo conhecimento das bases neurobiológicas do comportamento e sua reabilitação neurocognitiva para fins psicopedagógicos, tanto em crianças e adolescentes, geriatras, quanto em sujeitos deficientes e com necessidades especiais (Tda-h, Síndrome de Down , autismo, superdotação e outros).
(Alberto Montes de Oca Tamez)